Quem sou eu

Minha foto
Apaixonado, brasileiro, headbanger, palmeirense, paulistano, licenciado em História, especialiZando em Tradução...as postagens falam mais que isso, e quem quer me conhecer, troca idéia comigo...

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Versão em inglês do poema "O Morcego", de Augusto dos Anjos

Poema original, de Augusto dos Anjos:

O MORCEGO

Meia-noite. Ao meu quarto me recolho.
Meu Deus! E este morcego! E, agora, vede:
Na bruta ardência orgânica da sede,
Morde-me a goela ígneo e escaldante molho.

"Vou mandar levantar outra parede..."
- Digo. Ergo-me a tremer. Fecho o ferrolho
E olho o teto. E vejo-o ainda, igual a um olho,
Circularmente sobre a minha rede!

Pego de um pau. Esforços faço. Chego
A tocá-lo. Minh’alma se concentra.
Que ventre produziu tão feio parto?!

A Consciência Humana é este morcego!
Por mais que a gente faça, à noite, ele entra
Imperceptivelmente em nosso quarto!


Minha versão, em inglês:

THE BAT

Midnight. To my room I draw back
Oh God! And this bat! Now look
On the rough burning of natural thirst
The scorching sauce bite off my neck

'Another wall I'll have built'
I say. Shaking I rise. I latch
Stare at the ceiling, see it still, just like a watch

I cling to a bat. Efforts, no match. Come
To touch it. My very soul is focused
How could a womb give birth to such?!

The Human Consciousness be this bat!
Try as you may, at night it breaks in
On our room, sneaking!

 Lembrando que a "minha" versão, teve ajuda do pessoal da pós de tradução da Anhanguera/UNIBERO, assim como da profª Fátima Abate, que utiliZaram termos e maneiras de construção que eu incorporei no meu texto.

Sobre a tradução/versão de poemas: é algo extremamente complicado e minucioso, e, como gostamos de tratar a tradução, é um "trabalho artesanal" traduZir, e quando se trata de literatura ou poemas de uma maneira geral, é muito mais trabalhoso. Nas escolhas, devemos optar por manter a fidelidade nas palavras do autor, tentar transmitir a ideia ou faZer uma sonoridade compatível...o que nem sempre é uma escolha simples ou fácil de se faZer, e, sendo assim, poucos o faZem.

Enfim...esta foi minha tentativa, espero que gostem...

(novamente, as imagens foram retiradas de deviantarts, os links são:
Morcego "dark": http://placeboy.deviantart.com/art/Bat-46178819?q=boost%3Apopular%20Bat&qo=146
Revoada: http://sagakure.deviantart.com/art/Random-bat-brushes-138274245?q=boost%3Apopular%20Bat&qo=121)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Expresse-se =D